Últimas Notícias

PLANO DIRETOR PARA A CIDADE DE SÃO PAULO

SETOR PRECISA SER DINAMIZADO

Data: 27/02/2015

PLANO DIRETOR PARA A CIDADE DE SÃO PAULO

PLANO DIRETOR PARA A CIDADE DE SÃO PAULO




 Setor precisa ser dinamizado 




   No debate sobre as transformações advindas do Plano Diretor para a cidade de São Paulo, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, avaliou ser impensável sua elaboração para uma cidade como São Paulo, que tem na indústria da construção um dos seus principais motores de desenvolvimento, sem levar em consideração que o setor deve ser dinamizado.


   Segundo o secretário, a discussão do Plano Diretor leva à conclusão de que precisamos reconstruir os campos de “afeto” com a cidade.   "Não queremos mais viaduto, queremos parque; não queremos piscinão, e sim outros sistemas de drenagem, e assim por diante. “ Neste contexto, Mello Franco observou que uma das principais questões que pairam sobre o PDE é “ que tipo de projeto queremos legalizar ? “ . Temos uma cidade com processo de modernização incompleto e uma demanda crescente.




Ambiente propício.




   O secretário ressaltou ainda projeções do Banco Mundial, de que nos próximos 30 anos os países emergentes terão algo em torno de US$ 30 trilhões de investimentos voltados para a produção de infra estrutura. Essa, segundo ele, é uma grande oportunidade e o país deveria se estruturar para aproveitá-la.


   Na opinião do secretário, vivemos um momento de inflexão muito interessante, de mudança de alguns paradigmas . “Está claro que o padrão rodoviarista vigente no país não é sustentável”. Ele lembrou ainda que o quadro de mudança climática é real, concreto e já chegou. Cenário este que deve incentivar a busca por projetos com soluções sustentáveis e mais eficientes.


   O PDE, reforçou Mello Franco, parte do princípio inquestionável de qualificar a vida de todos os habitantes da capital, sem exceção.


   Nos dois dia de evento, técnicos da prefeitura orientaram sobre a instrução de processos de aprovação de empreendimentos.


   As dúvidas levantadas pelos participantes sobre disposições do PDE devem ser elucidadas pelo decreto regulamentador em fase de redação. ( Seminário lotou o auditório do Caesar Business )




Fonte desta matéria: Revista Notícias da Construção do SidusCon-SP, publicada por Fabiana Holtz.

Mais Notícias