Últimas Notícias

ENTRA NO AR O SITE DO SIGOR

MEIO AMBIENTE

Data: 30/03/2015

ENTRA NO AR O SITE DO SIGOR

Entra no ar  o site do Sigor








   O site do Sigor ( Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos ) – Módulo Construção Civil, foi lançado no mês de dezembro, em cerimônia na Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Resultado do convênio do Estado de São Paulo por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Cetesb com o SindusCon-SP, ao longo de 2015 a plataforma pioneira será implantada nas cidades das regionais do sindicato em Santos ( onde já foi realizado um projeto piloto ), Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Santo André. A primeira prefeitura a assinar o acordo de adesão ao sistema foi Presidente Prudente.


   O Sigor consiste em uma plataforma eletrônica que permitirá a elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos ( PGR ) por parte dos geradores e a emissão do documento que acompanha o resíduo  transportado denominado Controle de Transporte de Resíduos  ( CTR ).


   De acordo com o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, com o lançamento do site o setor está colocando em prática as Políticas Nacional e Estadual preconizadas para este tema. “ O Sigor constitui uma ferramenta decisiva para a implementação destas políticas, e ágil para o cumprimento das obrigações de geradores, transportadores e áreas de transbordo, triagem e destinação final de resíduos. “


   Além de desburocratizar procedimentos, Ferraz Neto observou que o novo sistema possibilita a tabulação de indicadores para orientar políticas públicas e a conseqüente destinação dos recursos financeiros do Estado voltados à preservação do meio ambiente e à gestão dos resíduos da construção.




Momento Histórico




   O secretário de Estado do Meio Ambiente, Rubens Rizek, relembrou os encontros iniciados três anos atrás que levaram ao lançamento do site, considerando o engajamento do SindusCon-SP na rastreabilidade dos resíduos uma atitude de coragem. “ Essa iniciativa inovadora só foi possível graças a uma conjunção de espíritos colaborativos que uniu o público e o privado”, afirmou.


“Estamos vivendo um momento histórico .”


   Para o presidente da Cetesb, Otávio Okano, colocar esse sistema para funcionar é de fundamental importância para uma exploração mais consciente dos recursos naturais.


   Na seqüência, João Luiz Potenza, gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos da Cetesb; e Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente ( Comasp ) do SindusCon-SP, apresentaram o Sistema e sua operacionalização.


   Entre os presentes à solenidade estiveram Francisco Vasconcellos, vice-presidente do SidusCon-SP; André Aranha, coordenador do Comasp do sindicato; e Marcos Roberto Campilongo Camargo, membro do Conselho Consultivo.




Fonte desta matéria: Revista Notícias da Construção do SindusCon-SP, publicada por Fabiana Holtz.


Mais Notícias